Cartel

LISTA DE INTERESSE – TEMAS DE CARTEL

TEMA: Perda, separação e Luto.
Patricia Lima (Campo Grande) - patricia_de_lima@ig.com.br
Fátima Domingues (Campo Grande) - fatidomingues@hotmail.com 


TEMA: Psicanálise e capitalismo
Lívia Borges (Dourados) – liviaborges82@gmail.com

O Cartel

Em linhas gerais, trata-se da associação de pessoas para a investigação de um tema em comum, de interesse psicanalítico. Se a Escola proposta por Lacan é um “organismo onde deve se cumprir um trabalho”[1], o cartel seria a forma privilegiada de execução deste trabalho. Pilar da Escola, dobradiça de entrada nesta, importante dispositivo de formação.
Para compor um cartel faz-se necessário no mínimo três participantes e no máximo cinco, sendo quatro a justa medida, tal qual Lacan afirma em seu Ato de Fundação. Aos cartelisantes compete a escolha de um tema de trabalho a ser desenvolvido e a escolha do mais-um, função que será encarnada por um integrante que, ao aceitar este lugar, comprometer-se-á a instigar e zelar pelo trabalho dos membros, provocando a produção e evitando os efeitos de cola. A partir do tema do cartel, cada cartelisante deverá escolher um tema individual e trazer à céu aberto um produto sobre tal tema, “produto próprio e não coletivo”[2]. A função a ser desempenhada pelo mais-um não é a de ensino, ele não está ali como o portador de um saber a mais que necessitaria ser apreendido e reproduzido pelos cartelisantes. O mais-um não é o professor ou mestre do grupo. Aliás, a estrutura do cartel visa justamente evitar os efeitos intrínsecos aos grupos, aquele formulado por Freud na Psicologia das massas e análise do eu.
O Fórum do Campo Lacaniano do Mato Grosso do Sul convida aqueles desejosos e decididos a se aprofundarem na práxis psicanalítica a unirem-se em torno de suas “ignorâncias feitas questões”[3], a sustentarem esta importante criação de Lacan, o cartel.

Francina Sousa
Coordenadora de carteis FCL-MS/ 2012-2014.

Para maiores informações e inscrição de cartel pelo FCL-MS: francinasousa@yahoo.com.br
Textos sugeridos:
FINGERMANN, D. Cartel, ainda... – disponível em http://www.champlacanien.net/public/docu/4/epCartelFingermann.pdf





[1] Ato de Fundação 21 de junho de 1964 – disponível em http://www.campolacaniano.com.br/downloads/texto_fundadores.pdf
[2] LACAN, J. D’ecolage, in Revista Documentos para uma Escola, ano I – nº 0.
[3] F. DOMINIQUE, Cartel, ainda... – disponível em http://www.champlacanien.net/public/docu/4/epCartelFingermann.pdf


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário